FOLK FAN BRASIL

BEM VINDO AO BLOG SOBRE MÚSICA FOLK

domingo, 13 de junho de 2010

A música da África do Sul









Vozes da Africa

Mirian Makeba – Nascida em Joanesburgo em 4 de março de 1932 e faleceu na Itália no dia 10 de novembro de 2008. Esta sul-africana foi uma das vozes mais influentes do continente africano, conhecidas pelos sucessos Pata Pata e Malaika, seu trabalho pelos direitos humanos e sua luta contra o apartheid. A cantora ficou internacionalmente conhecida pelo seu trabalho com o músico americano Harry Belafonte, ao qual ganharam um prêmio Grammy em 1965, categoria Folk, no álbum An Evening with Belafonte/Makeba. Participou ao lado de cantor Paul Simon no concerto Graceland, em 1988
Ótimas canções: Sua versão de Mas Que Nada de Jorge Bem cantada em português e I Shall Be Released de Bob Dylan.

Ladysmith Black Manbazo

Escutei pela primeira vez no álbum Graceland de Paul Simon, até hoje uum dos meus discos prediletos na categoria folk/rock.
Ladysmith Black Manbazo é um grupo de capela originário da África do Sul no estilo mbube de cantar. Foi originalmente formado em 1965 por Joseph Shabalala e ficou internacionalmente conhecido após participar do grandioso álbum de Paul Simon: Graceland.
Um de seus discos mais notáveis é o disco com temática cristã Ukukhanya Kwelanga de 1974.
Membros: Joseph Shabalala, Thamsanga Shabalala, Sibongiseni Shabalala, Thulano Shabalala, Mzini Shabalalam Albert Mazibuko, Abednego Mazibuko e Russel Mthembu

Hugh Masekela
Cantor sul-africano nascido em Witbank, em 4 de abril de 1939 e excelente instrumentista. Também participou do Graceland: The African Concert.

Johnny Cleg artista sul-africano nascido em 7 de junho de 1953. Compõs a canção Asimbonanga cantado por Joan Baez no álbum Recently de 1987. Esta canção é uma espécie de hino pela lutas dos grandes líderes sul-africanos contra a segregação racial.

GRACELAND

The moonlight sleeeping on a midnight lake. (Paul Simon and Joseph Shabalala – Homeless)

“Graceland não é apenas um bom disco de um compositor de comprovada competência. É, também, um trabalho que alargas os horizontes da música popular através da engenhosa fusão de três gêneros – o rock, a música folk americana e a moderna música da África do Sul, o mbaqanga, este o principal ingrediente do disco.” Okky de Souza, em “Conexão africana – Revista Veja, 28 de janeiro de 1987.

Graceland é especial, mágico, contagiante – sem dúvida o melhor disco de Paul Simon em carreira solo. Diamonds on her Soles of her Shoes, Under African Skies e Homeless cantadas junto com o Ladysmith Black Manbazo podem ser relembradas como uma ótima trilha sonora para esta Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Graceland: The African Concert.

Realizado em Harare,no Zimbabwe em 1987 contou com a participação de Paul Simon e diversos artistas da África. Um dos pontos culminantes deste show foi quando Miriam Makeba cantou a belíssima canção tradicional “N´Kosi Sikeleli Africa.

Outras pérolas da canção sul-africana é só conferir no site you tube.

Um comentário:

não abandone seu melhor amigo disse...

Momentos e vozes inesquecíveis.
Bom relembrar, melhor ainda que se
tornaram eternas.
Sieg.