Entre os melhores discos de minha aquisição em 2012 se destacaram os seguintes: o álbum da cantora Marisa Monte - O que voce quer Saber de Verdade, que também tive o prazer de ver o show "Verdade uma Ilusão" no Teatro Guaíra.
Dos lançamentos internacionais o mais esperado foi o disco comemorativo dos 50 anos de carreira de Bob Dylan, com o maravilhoso CD Tempest. Com 10 canções inéditas provando que Dylan continua como o melhor artista americano dos anos sessenta em atividade.
Zeca Baleiro foi outro artista que lançou um disco que pode também ser definido como o disco do ano. Além do álbum o "Disco do Ano" , e dos albums Lado Z 1 e 2, tive a oportunidade de ver este grandioso músico na virada cultural de Curitiba. realizado no Paço da Liberdade.
E também o disco da foto a seguir que é mais um dos grandes trabalhos de Zé Ramalho com o sensacional disco Zé Ramalho canta Beatles.
Em 2012 voltei a pintar e desenhar com frequencia. Passados pelo menos 25 anos desde minha primeira e última pintura: um quadro feito com tinta acrílica sobre compensado. Para 2013 espero que eu possa através das artes visuais encontrar o caminho para vencer o stress do dia a dia. Exposições não faltarão para marcar presença. MON, MASP, MAM-SP E MAM-RJ, CCBB-RJ, Pinacoteca, entre outros. Os grafites nos muros de Curitiba também serão registrados neste blog. Além de compartilhar alguns dos meus desenhos.
O vídeo incorporado neste blog foi produzido para divulgação do álbum com temas sobre liberdade, ativismo e paz em comemoração aos 50 anos da organização Anistia Internacional. As canções de autoria de Bob Dylan foram gravadas por diversos artistas.
Pete Seeger aos 93 anos é uma lenda viva da música americana. Cantou com Lee Hays na década de 40 no "Almanac Singers". Gravou discos com Woody Guthrie em seguida. Fez sucesso vendendo dois milhões de disco em 1950 com a canção "Goodnight Irene" com o conjunto folk "The Weavers". Sofreu perseguição do marcatismo sob suspeita de ligação ao comunismo no final da década de 50.
Compôs canções como Turn Turn Turn, número um na versão Folk Rock do grupo The Byrds, Where Have all The Flowers Gone, Guantanamera, We Shall Overcome, All Mixed Up e muitas outras.
Retornou a cantar na década de sessenta nos famosos Festivais de música Folk de Newport.
Na década de oitenta fez turnê com o filho de Woody Guthrie, Arlo Guthrie gravando dois discos ao vivo.
Em 1994 cantou no Brasil em São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba.
Para sempre Jovem
Que Deus possa sempre abençoar e guiar,
Que você possa cada desejo seu concretizar
Que possa sempre, por alguém, algo fazer,
E possa também deixar os outro ajudar.
Que possa construir uma escada até as estrelas
E que de degrau em degrau consiga percorrê-la,
Que você possa permanecer jovem eternamente.
Que você possa crescer em hombridade,
Que você possa crescer para ser vero,
Que possa sempre conhecer a verdade,
E ver sempre a luz que o rodeia.
Que sempre tenha coragem,
Permanecer íntegro e forte, sempre,
Que você possa permanecer jovem eternamente.
Que possa sempre usar suas mãos com o trabalho,
Que possa manter seus pés firmes,
Que possa ter uma forte fundação,
Para superar os ventos das mudanças.
Que seu coração possa ser sempre feliz,
E sua canção possa ser cantada sempre,
Que você possa permanecer jovem eternamente.
Prestando uma homenagem ao ilustre arquiteto Oscar Niemeyer segue alguns do lugares projetados por Niemeyer e que tive o prazer de conhecer ... Do Museu Oscar Niemeyer (MON) em Curitiba ao Pavilhão da Bienal Cicilio Matarazzo ,Memorial Latino Americano em São Paulo e Museu de Arte Contemporânea de Niterói, monumentos que me conectam à cultura.
Grande Arquiteto ... Gênio de desenhos de linhas curvas e suaves que se transformavam em maestrias da engenharia...
MUSEU OSCAR NIEMEYER - CURITIBA
FOTO POR ROGER LS
PAVILHÃO DA BIENAL - IBIRAPUERA - SÃO PAULO
FOTO POR ROGER LS
MONUMENTO - MEMORIAL LATINO AMERICANO - SÃO PAULO
CENTRO DE CONVEÇÕES - IBIRAPUERA - SÃO PAULO
MAC-NITERÓI-2013
CAMINHO NIEMEYER - FOTO BY ROGER LS - 2013
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA - NITERÓI - RIO DE JANEIRO
Joan Baez retorna a América Latina após 31 anos. Participando do festival de música "Todas Las Voces Todas" no dia 28 de novembro de 2012, ao lado de grandes artistas Latino-americanos que prestaram homenagem ao artista equatoriano Oswaldo Guayasamín (1919-1999).
O Festival foi na capital Quito no coliseu Rumiñahui e ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de novembro. No dia 27 de novembro com a participação do cubano Pablo Milanes, do argentino León Gieco (que já fez concerto com o americano Pete Seeger e o brasileiro Milton Nascimento) e compositor de grandes sucessos de Mercedes Sosa entre outros.
No dia 28 de novembro com a participação Joan Baez, Pueblo Nuevo, León Gieco, Alberto Praça y Cabas. Joan Baez cantou em espanhol com alguns desses artistas. Joan mostrou que continua empenhada nas grandes manifestações sociais que ocorrem mundo afora e novamente um interesse pela América Latina. Desde 1981 Joan não retornava à América Latina quando a ditadura militar tentou (sem sucesso) impedi-la de cantar na Argentina, no Chile e no Brasil.
No vídeo duetos de Joan com Margarita Lasso em “Gracias a La Vida” e Leon Gieco em “No nos Moveran”.
Outras informações sobre este histórico concerto:
“Onde queira que esteja meu avô Oswaldo, deve estar sorrindo”, disse seu neto Che Vera, quem qualificou os artistas participantes como alguns dos amigos “mais importantes” do pintor.
Os artistas não cobrarão honorários pela atuação e a arrecadação será destinada ao projeto Yasuní-ITT, que pretende deixar sem explorar uma grande reserva de petróleo na Amazônia equatoriana em troca de uma compensação econômica internacional.
Ciclo de conferências sobre governabilidade mundial, em que participará o filósofo francês Edgar Morin.
A inauguração de um museu na que foi residência de Guayasamín possível graças ao fim dos litígios legais em torno da herança do artista equatoriano, quem foi designado em 1999 Pintor de Ibero América na Cúpula Ibero-americana de Havana.
A carioca Adriana Varejão é uma das principais representantes da arte contemporânea brasileira, assim como uma das mais valorizadas artistas do Brasil no mercado de arte mundial ao lado de Beatriz Milhazes.
Suas obras são universais trabalhadas com a pintura fragmentadas em diversos elementos que compõem a sua tela . Nas obras a história de um tempo inacabado representados por azulejos. Uma instalação com pinturas à óleo, acessórios como cadeiras, mesa e objetos de porcelana, tornam a criação de Varejão uma linguagem potente. Os temas em suas obras nos remetem a reflexões sobre vestígios históricos, ou a presença de fatos históricos um tanto esquecidas em nossa cultura. Assim em "Reflexo de Sonhos no Sonho de Outro Espelho", a violência é representada de modo que causa ao espectador a ativação da memória de acontecimentos como o evento de Tiradentes, causando uma sensação de angústia .
Na azulejarias varais penduram víceras, lembram um açougue. Ou rompem os azulejos plantas carnívoras.
O Rio de Janeiro também é tema para sua obra com uma pintura sensacional em estilo chinês da Baía de Guanabara.
A exposição é uma retrospectiva de seu trabalho com 42 obras organizadas pelo curador Adriano Pedrosa e aproveita a Trigésima Bienal de Arte de São Paulo, visto que o MAM fica ao lado do Pavilhão Cicilo Matarazzo.
Destaque para o painel com uma pintura intitulada "Saunas".
OBRAS DE ADRIANA VAREJÃO - MAM -
PARQUE DO IBIRAPUERA - PORTÃO 3
SÃO PAULO