FOLK FAN BRASIL

BEM VINDO AO BLOG SOBRE MÚSICA FOLK

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

TRIBUTO EM TODAS LAS VOCES TODAS - DE COLORES

Joan Baez retorna a América Latina após 31 anos. Participando do festival de música "Todas Las Voces Todas" no dia 28 de novembro de 2012, ao lado de grandes artistas Latino-americanos que prestaram homenagem ao artista  equatoriano Oswaldo Guayasamín (1919-1999).

O Festival foi na capital Quito no coliseu Rumiñahui e ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de novembro. No dia 27 de novembro com a participação do cubano Pablo Milanes, do argentino León Gieco (que já fez concerto com o americano Pete Seeger e o brasileiro Milton Nascimento) e compositor de grandes sucessos de Mercedes Sosa entre outros.

No dia 28 de novembro com a participação Joan Baez, Pueblo Nuevo, León Gieco, Alberto Praça y Cabas. Joan Baez cantou em espanhol com alguns desses artistas. Joan mostrou que continua empenhada nas grandes manifestações sociais que ocorrem mundo afora e  novamente um interesse pela América Latina. Desde 1981 Joan não retornava à América Latina quando a ditadura militar tentou (sem sucesso) impedi-la de cantar na Argentina, no Chile e no Brasil.

No vídeo duetos de Joan com Margarita Lasso em “Gracias a La Vida” e Leon Gieco em “No nos Moveran”.

Outras informações sobre este histórico concerto:

“Onde queira que esteja meu avô Oswaldo, deve estar sorrindo”, disse seu neto Che Vera, quem qualificou os artistas participantes como alguns dos amigos “mais importantes” do pintor.

Os artistas não cobrarão honorários pela atuação e a arrecadação será destinada ao projeto Yasuní-ITT, que pretende deixar sem explorar uma grande reserva de petróleo na Amazônia equatoriana em troca de uma compensação econômica internacional.

Ciclo de conferências sobre governabilidade mundial, em que participará o filósofo francês Edgar Morin.

A inauguração de um museu na que foi residência de Guayasamín possível graças ao fim dos litígios legais em torno da herança do artista equatoriano, quem foi designado em 1999 Pintor de Ibero América na Cúpula Ibero-americana de Havana.

Fonte:

http://www.infolatam.com.br/2012/11/02/grandes-vozes-ibero-americanas-homenagearao-o-pintor-guayasamin/




POSTER DO FESTIVAL
PINTURA DE GUAYASAMIN

 

Um comentário:

não abandone seu melhor amigo disse...

Joan Baez, Pete Seeger, Bob Dylan, tantas belas vozes e tantas belas palavras em suas letras.
Acredito que um dia, no futuro, estas canções e palavras ainda se tornarão conhecidas e cantadas por todos.