FOLK FAN BRASIL

BEM VINDO AO BLOG SOBRE MÚSICA FOLK

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

TEATRO CAUPOLICAN - JOAN BAEZ - 14 E 15 DE MARÇO DE 2014

Ouvi Joan Baez pela primeira vez em outubro de 1980. Em março de 1981 com apenas 9 anos de idade lembro de sua entrevista no programa Fastástico da Rede Globo, em que a cantora americana deu entrevista sobre sua frustante experiência no Brasil por não conseguir se apresentar em público. Do resto a cantora só fez história, cantando da platéia Blowin in the Wind, se encontrando com o então líder sindical Luís Inácio Lula da Silva, encontros musicais com Zé Ramalho, etc. Até uma entrevista nas páginas amarelas da Revista Veja este blog já apresentou com exclusividade. No you tube há um vídeo de um documentário sobre a visita na América Latina em 1981, com Joan cantanto em português "Cálice" de Chico Buarque.

Passados quase 32 anos ainda não tive a oportunidade de ver uma apresentação de Joan ao vivo e o ano de 2013 terminou com uma notícia que deixou minhas esperanças em vê-la finalmente ao meu alcance. Infelizmente até  o momento o Brasil não foi incluído na Turnê: Gracias a La Vida - 2014, mas vou fazer o possível para marcar presença no maravilhoso Teatro Caupolican, em Santiago. Joan também já anunciou shows em Buenos Aires e Montevidéu.


 O disco Gracias A La Vida foi gravado em 1974 e lançado pelo selo A&M Records. Possui 14 canções em espanhol. No mesmo ano Joan visitou a Argentina conhecendo Mercedes Sosa. Em 1988 Joan lançou um novo álbum, metade com canções em inglês e a segunda metade canções em espanhol. Foi a gravação do disco Diamonds and Rust in the Bullring com a participação de Merceses Sosa na faixa Gracias a La Vida. No mesmo ano fez turnê pela Alemanha com Mercedes Sosa e o músico alemão Kosntantin Wecker. Anos mais tarde o show foi lançado em DVD com o nome Three World, Three Voices, One Vision. Mercedes Sosa em retribuição publicou no album Corazon Libre capa e encarte do Cd com alguns desenhos que Joan fez na época deste fabuloso encontro. 




Aqui apresento a foto do evento disponível no facebook da cantora, algumas imagens do Teatro Caupolican. 



Palco dos shows de Baez em 14 e 15 de março de 2014.

                                           Fonte: caupolican.cl



                                                 capa de Corazon Libre - Drawings by Baez

joan baez konstantin wecker e mercedes sosa


                                                    Sosa e Baez - Gracias a La Vida - Duet        

                                                           Joan Baez e Zé Ramalho


O documentário disponível no You Tube não tem qualidade de imagem, mas a intenção de quem publicou é de mostrar a relevância histórica. Segue abaixo incorporado o documentário: There But for Fortune: Joan Baez In Latin America, no ano de 1981.




Nenhum comentário: